Muitos dos mais populares suplementos para perda de peso hoje no mercado são em forma de chás. As lojas vendem chá para emagrecer, chá para dieta e outros, mas eles não são realmente iguais. Eles podem parecer eficazes, mas nunca é visto os efeitos colaterais que alguns destes produtos podem ocasionar.
Um dos efeitos de tomar chá para dietas é a evacuação frequente, isto pode até dar a sensação de estar limpando o corpo, mas não é realmente a única coisa que os chás para emagrecimento realmente fazem para o organismo.
Os bons chás para emagrecimento contêm ervas que são laxantes naturais. Estes incluem o aloés, sena, a raiz do ruibarbo, cascara espinheiro e óleo de rícino.
Estes são os produtos que são derivados de plantas e são utilizadas desde os tempos antigos por causa de sua potência no tratamento da constipação e para induzir a evacuação.
Cascara, óleo de rícino e sena são substâncias que são reconhecidas como laxantes naturais e também são regulamentados como drogas. Estudos científicos mostram que a diarréia induzida por laxantes não absorve quantidades significativas de calorias tomadas no corpo.
A razão para isto é que os laxantes não agem sobre o intestino delgado onde a maioria das calorias é absorvida. Em vez disso, eles trabalham no intestino grosso.
Se tomado em grandes quantidades por períodos prolongados, pode afetar a absorção de gordura do corpo. Isso pode levar à diarréia gordurosa e perda de peso. Abuso de laxantes é uma prática comum entre as pessoas que sofrem de bulimia e anorexia nervosa.
Embora a perda de peso possa ser garantida por um consumo excessivo de laxantes, pode também causar danos permanentes ao trato gastrointestinal e ao enfraquecimento e amolecimento dos ossos, uma condição conhecida como osteomalacia.
Outras pessoas, como aquelas com transtornos alimentares como bulimia e anorexia nervosa, não devem tomar chás emagrecedores porque trabalham rápido e produzem fezes aquosas devido ao intestino frouxo.
As mulheres podem ser mais suscetíveis aos efeitos de chás para emagrecimento. Embora não sejam conhecidos os efeitos, podem interferir diretamente com o ciclo menstrual da mulher e fertilidade, elas devem estar atentas se ao tomarem faz com que elas rapidamente fiquem fora do peso. Também não é seguro para mulheres grávidas, tomar qualquer tipo de laxante.
Herbalistas responsáveis também desencorajam o uso de sena e de outros produtos à base de plantas com propriedades laxativas para mulheres grávidas e mulheres que estão tentando engravidar.
Deve-se ser cauteloso sobre estes resultados, pois a rotulagem dos chás emagrecedores no mercado pode ser absolutamente enganadora.
Por exemplo, eles geralmente se referem às qualidades do laxante como "propriedades naturais de limpeza do intestino" e não especificamente o uso da palavra "laxante." Alguns até usam o termo "baixa caloria" no seu rótulo. Estes produtos, de fato, essencialmente são sem nutrientes calóricos, a não ser, claro, se eles são adoçados.
Os efeitos adversos da utilização indevida de laxantes na forma de chá para emagrecimento geralmente ocorrem quando tomado mais do que o recomendado.
Estes incluem náuseas, dores de estômago, vômitos, diarréia, desmaios, sangramento retal, distúrbios de eletrólitos e desidratação e até morte.
Também foi relatado que os usos excessivos de laxantes estimulantes podem causar constipação severa e dor por longos períodos (tanto quanto por décadas), isto pode levar à cirurgia que remove completamente o cólon devido à perda de sua função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário